Monitoria aos motoristas e vendedores dos mercados – Diálogo Nacional Inclusivo
Categorias
Monitoria aos motoristas e vendedores dos mercados – Diálogo Nacional Inclusivo
A equipa da Plataforma Decide realizou mais uma ronda de escuta comunitária, no âmbito do Diálogo Nacional Inclusivo que decorre no país.
Paragem de Passagem de Nível (Manga)
Conversámos com motoristas e cobradores dos transportes semi-coletivos.Esta classe profissional elogiou a iniciativa do diálogo, mas apelou para que seja sério, sincero e com resultados concretos, afirmando estar cansada de processos que “não dão em nada”.
Os motoristas também defenderam:
* Eleições eletrónicas para evitar conflitos e reduzir casos de roubo de votos;
* Redução do prazo de divulgação dos resultados, passando dos atuais 15 dias para apenas 2 dias, para maior transparência e confiança.
* Redução da idade mínima de candidatura à Presidência da República
* Não participação de professores nas mesas votação.
Motoqueiros na passagem de nível
Os motoqueiros pediram melhores políticas públicas para a juventude, sobretudo no que toca ao emprego. Apelaram ainda a que exista diálogo permanente entre os políticos, de forma a evitar violência pós-eleitoral.
Mercado da Munhava (Central e Matxipisse)
A equipa visitou também os dois maiores mercados da Munhava, onde conversou com os vendedores sobre o Diálogo Nacional Inclusivo.
Os vendedores foram unânimes ao afirmar que desejam transparência no processo eleitoral.
Relataram ainda preocupações específicas:
* Culparam alguns agentes da PRM por alegadamente contribuírem para conflitos eleitorais, através de práticas como transporte indevido de urnas e permanência dentro das assembleias de voto;
* Criticaram a EDM por cortes de energia durante a contagem dos votos, o que, segundo eles, levanta suspeitas e aumenta a tensão.
De recordar que este processo ocorre nas 3 regiões do país.
#DECIDETeam
#CFLI